Por Carlin Moura – Vereador de Contagem

Fiquei feliz em ver finalmente inaugurada, nesse sábado (29/5), a segunda pista do Viaduto das Américas II, localizado sobre a BR-040, próximo ao bairro Kennedy, na região do Ressaca.

A obra, orçada em cerca de R$ 3 milhões, foi financiada pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina, conhecido como Corporação Andina de Fomento (CAF).

Mas como comentou Dona Neuza, uma moradora da Região, “já era pra ter sido feita né!”.

Na verdade, percebemos que ainda falta agilidade na conclusão das obras, cujo primeiro impulso se deu com a inclusão da nossa cidade de Contagem no grande programa de financiamento chamado PAC MOBILIDADE CIDADES MÉDIAS, assinado em 2014 com o governo federal.

O PAC MOBILIDADE do Gov federal, possibilitou investimentos de R$ 12,2 milhões, que garantiram a construção do Viaduto das Américas I, sobre a Severino Balesteros, ali próximo ao Shoping Contagem. (Vide

https://www.otempo.com.br/…/construcao-do-viaduto-das… )

Como prefeito à época, assinei a ordem de serviço para esse primeiro viaduto em 10/03/2016. O viaduto beneficia hoje cerca de 200 mil pessoas que residem nas regiões da Ressaca e Nacional, além de mais de 40 mil motoristas que trafegam pela região diariamente.

Na época, participei diretamente das articulações para a assinatura do convênio de financiamento das obras, com o governo federal. Os idos de 2014/2016 foram marcados por grande crise econômica e política mas com planejamento e insistência conseguimos os recursos necessários.

O pacote de obras de mobilidade urbana de Contagem vem conseguindo dar uma nova cara a Cidade. Viadutos, trincheira, recapeamento e terminais são investimentos em qualidade de vida. Essas obras vão tornar o transporte público mais ágil e eficiente. Assim, passageiros e também motoristas vão perder menos tempo no trajeto casa/trabalho.

Em todo o pacote de obras de mobilidade urbana, financiado pelo PAC Mobilidade Cidades Médias do Governo Federal, foram garantidos recursos na ordem de R$ 220 milhões, obtidos via financiamento da Caixa Econômica Federal. Contagem foi o primeiro município do país a conseguir recursos por meio desse programa.

Graças ao Plano de Mobilidade Urbana de Contagem construímos a Trincheira do Itaú, o viaduto e o terminal de ônibus do Petrolândia. Garantimos o recapeamento da via expressa. Além disso, foram licitados o viaduto da teleférico e mais dois terminais de ônibus, o do ressaca e Nova Contagem.

O comentário da Dona Neuza faz todo sentido. Os últimos quatros anos a morosidade no andamento das obras foi uma constante.

E agora, além dos recursos do PAC Mobilidade, foram obtidos recursos novos da CAF, os da Avenida Maracanã e os mais recentes anúncios dis recursos da VALE para as bacias de detenção de enchentes. Ao todo temos aproximadamente 600 milhões de Reais de investimentos em mobilidade na cidade.

Nos resta torcer e fiscalizar para que as obras tenham agilidade e cumpram os cronogramas de execução.

Quem sabe, da próxima vez, a gente possa ouvir da Dona Neuza ao invés de um “Já era pra ter sido feito!” um “Agora sim: essa obra saiu no prazo certinho!”.