No dia 12 de junho do ano passado (12/06/2021), o vereador Carlin, juntamente com a Comissão de Acompanhamento de Áreas de Risco da Câmara de Contagem, visitou o entorno do campo do Santa Helena.

Durante a visita técnica da Comissão foi constatado que a erosão da encosta do campo já estava praticamente engolindo toda a área construída da Capela de Santa Helena, que é patrimônio cultural e arquitetônico da cidade. 

No entorno do campo foi construído um muro de contenção mas a Rua Formosa continuava interditada e com risco de desmoronamento. Na escada de acesso de pedestres para a Rua Um não haviam  galerias de coleta de água de chuva, provocando a erosão no entorno. 

O vereador Carlin, na condição de presidente da Comissão de Áreas de Risco, aprovou na câmara o relatório técnico da visita e solicitou providências urgentes para retomadas das obras.

Parte dessas obras, depois de quase um ano, finalmente foram concluídas e entregues pela Prefeitura, especificamente as obras de contenção da Rua Formosa e a liberação do trânsito na parte de trás do prédio da Prefeitura de Contagem, que voltou a ter a circulação de veículos a partir do dia 19 de abril de 2022.


CAPELINHA  DE SANTA HELENA AINDA CORRE RISCO DE DESMORONAMENTO

Apesar da conclusão das obras na Rua Formosa, nenhum providência  foi tomada pela Prefeitura para conter a erosão atrás da Capela  de Santa Helena. A realização de obras urgentes de contenção atrás da Igrejinha é fundamental para impedir o iminente desabamento do prédio da Igrejinha.

As obras de contenção da erosão precisam ser feitas antes das próximas chuvas, senão corremos o risco de perder nossa Capelinha de Santa Helena, esse importante bem cultural, arquitetônico e religioso da nossa Contagem.