Por Carlin Moura – Vereador de Contagem

Hoje (20/4), véspera de feriado, no finalzinho da tarde, a Prefeitura de Contagem publicou um novo decreto, mudando algumas regras do decreto publicado no dia 16/4.

O novo decreto contém mudanças que pegam muito comerciante de surpresa. As padarias, por exemplo, não vão poder mais funcionar amanhã, feriado de 21/4, e também não poderão funcionar aos domingos. Como determinar em cima da hora o fechamento das padarias? O que fazer com os trabalhadores que já estão convocados para o trabalho no feriado? E os produtos alimentícios que já estão na linha de produção? Ou será que acham que pão se faz na velha máquina xerográfica? Comércio de medicamentos, artigos e alimentos para animais, Galerias de Lojas e Centros de Comércio também sofreram alterações de última hora.

O novo decreto reforça as incoerências da prefeitura. Continuam dois pesos e duas medidas. Autorizou, corretamente, algumas atividades esportivas, como as academias, mas deixou de fora outras, como as quadras desportivas. Lembrando que atividade física é essencial pra saúde e ajuda a aumentar a imunidade contra o vírus da COVID.

Como canta Paulinho da Viola: “Faça como um velho marinheiro, que durante o nevoeiro, leva o barco devagar”. O reforço aos protocolos de segurança de combate à COVID e a retomada gradativa das atividades econômicas, não suportam “surpresinhas” e “tratamento diferenciado” de setores similares. É preciso voltar a mesa e repactuar a relação da Prefeitura com os setores econômicos pegos de surpresa.