Nessa sexta feira, 14/01, o vereador Carlin, que é o criador e presidente da Comissão de Acompanhamento de Áreas de Risco da Câmara Municipal de Contagem, tirou o dia para prestar solidariedade e levar donativos às vítimas das chuvas nas cidades vizinhas, atingidas pelas enchentes do rio Paraopeba.
Pela manhã, encontrou-se com a vereadora Gaby Valeska na Câmara de Sarzedo, onde ouviu os relatos dos vereadores sobre a situação das comunidades atingidas pelas chuvas e acompanhou a votação do aumento do valor do auxílio moradia, que passou para 900,00 Reais naquela cidade. Junto com a vereadora, visitou a comunidade Jetsemani da Pastora Aparecida, onde foram recebidos com muito carinho e orações.
De Sarzedo seguiram para Brumadinho onde encontraram-se com o Vereador Guilherme Morais, que mostrou os grandes estragos causados em toda cidade pelo transbordamento do rio Paraopeba. Segundo relatos dos moradores, essa foi a maior cheia do rio logo após o rompimento da barragem do Córrego do Feijão. De acordo com os relatos, os rejeitos da barragem alterou o leito do rio e as consequências aparecem agora, com a maior enchente já vivida em Brumadinho. Os vereadores estiveram na comunidade da COHAB onde prestaram assistência aos moradores e fizeram doações. Durante a visita, o apresentador Marcos Maracanã do programa Brasil Urgente deu destaque ao vivo da visita dos vereadores.
De Brumadinho, Carlin seguiu para a comunidade do Funil em Mário Campos, onde se encontrou com a Vereadora Sammantta Bleme, que mostrou os estragos na comunidade e a falta de apoio da prefeitura para o socorro às vítimas. Posteriormente, Carlin esteve na câmara municipal de Mário Campos onde foi recebido pelo vereador Rogério Souza, que está coordenando uma força tarefa de voluntários que fizeram da câmara um local de recebimento e distribuições de doações.
“As cenas que presenciamos é de cortar o coração. Famílias inteiras que de uma hora pra outra ficaram sem nada. É preciso criar no país inteiro uma política permanente de fortalecimento da Defesa Civil e um regime diferenciado de contratação, para garantir obras de prevenção de risco antes da chegada das chuvas. Temos que ter a consciência que esses fenômenos naturais das cheias tendem a agravar a cada ano. Se não nos preparamos pra isso, todo ano será esse sofrimento” afirmou o vereador Carlin que agradeceu o carinho e atenção com que foi recebido pelos moradores e vereadores Guilherme Morais, Gaby Valeska, Sammantta Bleme e Rogério Souza.