Comissão de Defesa e Direito dos Animais e Zoonoses da Câmara visitou nessa quarta-feira, 12/5, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para conhecer de perto as dificuldades e as demandas que o setor está enfrentando.

Estiveram na visita técnica os vereadores Carlin Moura, Ronaldo Babão e vereadora Moara Sabóia, acompanhados de diversos protetores e cuidadores de animais de Contagem.Os integrantes foram recebidos pelo Coordenador do CCZ, Veterinário José Renato, que mostrou as instalações, as obras que o lugar está passando e explicou os procedimentos adotados no local.

Durante a visita os Vereadores ouviram os protetores presentes que pontuaram as dificuldades que estão enfrentando, como a demora na fila de castração, falta de insumos para anestesias e outros medicamentos para doenças como Leishmania, além da falta de veterinários da prefeitura, em razão da finalização dos contratos.

A comissão pode constatar que atualmente há uma superlotação do Canil, e que isso decorre da falta de conscientização dos diversos órgãos que entregam os animais para Zoonoses. Para Thaiza Gonçalves, veterinária efetiva da Prefeitura, é preciso reforçar o trabalho de conscientização e educação e estabelecer um planejamento a longo prazo para políticas públicas de zoonoses.

Constatou-se também, a necessidade de um orçamento definido e carimbado da Zoonoses, para que a mesma não fique refém de governos e gestores, pois sem um orçamento pré-estabelecido e consolidado o setor fica “o tempo todo somente apagando incêndio”.

O Vereador Ronaldo Babão, membro efetivo da comissão, reforçou a necessidade do planejamento para o setor e ressaltou o papel da Câmara nesse trabalho. A Vereadora Moara Saboia, também membro efetiva da comissão e líder do governo, ressaltou a importância do trabalho conjunto do Executivo, Legislativo e da comunidade para avançar nas políticas públicas de proteção aos animais em Contagem.

O vereador Carlin, Presidente da Comissão salientou que é necessário, baseado nos vários relatos das Protetoras, e dos servidores da Zoonoses, além do plano estratégico mais a longo prazo, um plano emergencial, para enfrentar as demandas do dia-a-dia, com reforço orçamentário para isso de imediato. “Quantos profissionais estão precisando? Quantos veterinários precisam ser contratados? Quais medicamentos? Quantos unidades regionais da Zoonoses precisam ser abertas? Onde? Orçamento de quanto?, precisamos levantar essas questões, pois a Câmara tem o papel de ajudar na solução dessas demandas e é pra isso que estamos aqui!”, reforçou o vereador.

De Contagem, Sheila Moreno