Nessa quinta-feira, 10/2/22, vereador Carlin Moura participou da reunião da diretoria executiva da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Contagem) com a presença do Secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade – Seinfra, Fernando Marcato, que proferiu palestra sobre Rodoanel.
Em 2014, ocorreu uma licitação de concessão do Rodoanel mas o contrato não chegou a ser assinado. Em dezembro de 2019 foi feito assinatura do termo de cooperação técnica com Movimento Brasil Competitivo (MBC) para elaboração de estudos e ante-projeto sobre o Rodoanel, sem custos financeiros para o Estado.
Foram nove meses de consulta pública, de fevereiro a dezembro de 2021. Processos semelhantes ficam em consulta por 45 dias em média.
O Edital de licitação foi lançado em janeiro de 2022, tendo o Estado feito a opção pela Parceria Público Privada (PPP). O secretário de Estado justificou a opção pela PPP baseado em outras experiências de obras públicas. Para exemplificar citou o Rodoanel de SP que começou pelo modelo tradicional e depois de 30 anos sem conclusão passou para o modelo de PPP, quando finalmente foi concluído. Se o Estado optasse pelo modelo tradicional de obra pública, demandaria no mínimo 18 licitações.
Fernando Marcato explicou com detalhes os motivos da rejeição das duas sugestões de modificação do traçado do Rodoanel apresentados pelo Prefeito de Betim, com apoio da prefeita de Contagem. A primeira sugestão de traçado apresentada por Betim foi rejeitada porque geraria impacto ambiental sobre Vargem das Flores e sairia mais caro.
Inúmeras sugestões foram apresentadas durante as audiências públicas e diversas delas foram acatadas. Definido o novo traçado, foi feita nova rodada de audiências públicas.
Na segunda sugestão de Betim, apresentada em novembro de 2021, com mudanças também na alça sul de Brumadinho. Da mesma forma, esse traçado foi rejeitado porque voltaria a ter impactos na Serra da Calçada, contrariando as sugestões dos ambientalistas e também porque poderia sobrecarregar a LMG 808, que liga Contagem à Esmeraldas.
O Rodoanel terá 17 acessos controlados para evitar ocupação desordenada, viadutos sobre biomas e proteção acústica. Além disso, o Estado promoverá a regularização fundiária dos bairros afetados.
Sobre os impactos nas manchas urbanas, mais uma vez o Secretário Fernando Marcato usou o exemplo do Rodoanel de São Paulo. O Rodoanel de SP passa dentro da mancha urbana como Osasco e, isso possibilitou a cidade se transformar no terceiro maior PIB de SP e teve um grande crescimento a partir do Rodoanel.
Ao final o Secretário pontuou os principais ganhos para nossa Cidade de Contagem com diminuição do tempo de viagens, mais segurança para os usuários da via e um forte impulsionamento da economia local com o crescimento do PIB.
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