O Vereador Carlin que é presidente da Comissão Especial de Defesa do Direito Animal e Zoonoses da Câmara e os demais vereadores da Comissão estiveram, na sexta-feira (09/07), em visita à Una Contagem. O objetivo da atividade foi conhecer a estrutura do curso de Medicina Veterinária e do Centro Médico Veterinário da instituição universitária, além de construir parcerias importantes para as políticas de proteção animal no município.

Os vereadores foram recebidos pela diretora da Una Contagem, Tatiane Puiati, e pelo coordenador do curso, Gabriel Costa. Eles percorreram as salas, laboratórios, consultórios, blocos cirúrgicos, entre outros espaços, incluindo também outros cursos da área de Saúde, como Odontologia, Enfermagem e Psicologia.

Os representantes do Centro Universitário ressaltaram que a unidade tem crescido consideravelmente em estrutura, excelência e atendimento ao público em atividades de extensão. Em relação ao curso de Medicina Veterinária, são aproximadamente 700 alunos, divididos em oito períodos, e com a estruturação do primeiro Centro Veterinário de Contagem, com capacidade para atender, diariamente, até 60 a 80 animais de pequeno e grande portes.

“No curso, temos todos os laboratórios equipados, desde o ciclo básico, no qual o aluno aprende anatomia, tudo aplicado com peças anatômicas reais; até a parte avançada, com o Centro Médico Veterinário, que apresenta tudo pronto e capacitado para atender tanto a parte clínica como cirúrgica de pequenos e grandes animais”, destacou Gabriel Costa.

Atendimento e parcerias

Em relação à extensão, o coordenador da Veterinária destaca que a Una tem realizado o programa “Circuito Família Pet”, quando a unidade abre as portas para o atendimento gratuito a cães, gatos e equinos; além de oferecer serviços para os tutores: odontologia, fisioterapia, aferição de pressão e glicemia, e estética. A próxima edição será neste sábado (10/07), das 9h às 17h.

Além desses “mutirões”, a Medicina Veterinária tem previsão de realizar atendimento regular, tanto social quanto particular, e  já possui convênio com a Prefeitura para realizar castrações, junto à Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses, a partir do próximo semestre. Há também parceria com o Curral Municipal, no qual os estudantes fazem o tratamento dos equinos que trabalham com carroças, e orientam os carroceiros sobre o bem-estar animal.

Com o objetivo de ampliar o atendimento à comunidade, a Comissão se comprometeu em encaminhar requerimento ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) solicitando a destinação de recursos provenientes de multas de crimes ambientais e crimes contra animais para programas de extensão. Os investimentos seriam destinados para castração de animais de famílias carentes, programa de acompanhamento da saúde dos animais de carroceiros de Contagem e de apoio aos próprios carroceiros.

“O novo Centro Médico Veterinário possui o que há de mais moderno em matéria de saúde animal, e os programas de extensão da Una tem ajudado muito nossas comunidades que tanto precisam desse apoio e suporte. O Centro Universitário dá um grande exemplo de compromisso social com nossa cidade”, destacou o presidente da Comissão, vereador Carlin Moura, sugerindo ações por mais recursos para essas políticas de cuidados à saúde animal.

A diretora da Una agradeceu a presença e a disposição da Câmara em viabilizar a ampliação do atendimento à saúde animal. “Nós da comunidade acadêmica estamos felizes pela visita dessa Comissão de vereadores, que vieram nos apoiar nos projetos de extensão que serão implantados com a inauguração do Centro Médico Veterinário. Nossos alunos estão ávidos para colocar a ‘mão na massa’ nos projetos de castração e de apoio aos cavalos de carroceiros. Essa parceria é muito importante e Contagem merece”, concluiu Tatiane.

De Contagem, Sheila Moreno com CMC