O vereador Carlin Moura participou nesse sábado (30/01), na Escola Municipal Virgílio de Melo Franco, da primeira reunião da nova gestão do Núcleo de Proteção e Defesa Civil da Vila São Paulo. Carlin Moura representou a Comissão especial formada pela Câmara para acompanhamento de áreas de risco e explicou que a Comissão tem como papel principal ouvir a comunidade, intermediar nas articulações com os órgãos institucionais, aprovar requerimentos, realizar audiências públicas e dar suporte ao Executivo Municipal na aprovação de leis, visando soluções para os problemas que afetam as áreas de risco e de alagamento.

Essa primeira reunião da nova gestão do NUPDEC da Vila São Paulo foi focada no conhecimento e inter-relacionamentos de seus membros, bem como no conhecimento da história da Vila São Paulo e origens dos alagamentos. Dividida em dois grupos de trabalho, foi feito o levantamento histórico da comunidade. O senhor Barbosa, que mora na comunidade há 73 anos, relatou o grupo 1 e contou para todos os presentes que “antigamente o Arrudas e Ferrugem se encontravam na Vila São e corriam em seus leitos naturais e com águas limpas, tinha um local chamado de prainha onde as pessoas nadavam, pescavam e até lavavam roupas”. Contou que “depois veio a industrialização com a Cidade Industrial e veio a indústria mineira de moagem, a fábrica de macarrão Orion, que depois virou Vilma Alimentos. Tinham várias indústrias como a Belgo, Cimentos Itaú e Magnesita. Na “Praça A” tinha o final dos ônibus e havia um comércio muito forte.

A vila São Paulo foi crescendo com os moradores que trabalhavam nessas indústrias e comércio. A comunidade da Vila São Paulo também sempre foi muito ligada a comunidade de BH, especialmente o bairro das Indústrias, onde tinha o Cine Brasília e também a Escola Madre Gertrudes. A linha do trem separou muito as comunidades pois não tem passagem de veículos. “A passagem de pedestre existe, mas é sem ilum

inação e pouco segura e as pessoas tem medo de passar por lá”, frisa.

O grupo 2 foi relatado pelo Senhor Marcus Vinícius que apesar de não morar na Vila São Paulo tem seu comércio há mais de 30 anos no local. “Toda vez que chove as casas e galpões são inundados e temos muito prejuízo”, relata. Contou também que os alagamentos começaram e foram piorando com a canalização do Arrudas que foi feita em linha reta e com o nível mais alto que a do córrego Ferrugem. “Quando o Arrudas encontra o Ferrugem esse fica represado e a água não consegue seguir adiante, e vai voltando e alagando tudo que tem pra trás. No encontro das águas dos dois rios há o transbordamento, pois as águas não tendo mais as curvas naturais dos níveis dos rios pra ir diminuindo a força das correntezas, entram pra dentro das ruas da vila São Paulo, especialmente rua Luminosa, que fica com as casas e galpões todos debaixo d’água”, explica.

E como não tem passagem de veículos sob a linha férrea, quando chove a comunidade fica ilhada sem ter por onde correr das águas. “Ficamos todos aqui ilhados, correndo o risco e sem ter por onde sair”, conta seu Marcus.Feito o relato histórico da origem do alagamento, ao final as pessoas puderam falar sobre o que leva de bom do encontro. Rafael Silveira, que é do gabinete do vereador Carlin, diz q foi muito bom ter participado, pois a família Silveira, de seu pai, é toda dessa comunidade, e lembrou a obra da escritora Sulamita Esteliam chamada “Estação Ferrugem” (Ed. vozes) que conta a história do bairro e do movimento de resistência à ditadura. O livro narra o surgimento dos bairros Vila São José, Vila Samag, Vila Itaú e Vila São Paulo, o que significa dizer, as ruas, casas comerciais, escolas, as gerações, tudo pautado pela saga de uma família vinda do interior, mas sobretudo a luta desse povo por melhores condições de vida.A próxima reunião do NUPDEC será focada no levantamento das demandas e nas sugestões de soluções.

A diretora da Defesa civil de contagem, Engenheira Tatiane, que coordenou os trabalhos, pediu aos componentes do núcleo que “na próxima reunião façam o levantamento dos problemas para que juntos possamos apontar as soluções, pra isso será muito importante que, cada um vocês que compareceu na reunião hoje, na próxima vez procurem conversar com o maior número de pessoas possíveis que moram e trabalham na comunidade, anotem e tragam suas demandas e sugestões porque será muito importante para o Poder Público planejar suas ações e resolver os problemas.” Ficou combinado que a próxima reunião será realizada na mesma Escola Municipal Virgílio de Melo Franco, e o dia e horário serão previamente comunicados a todos que estiveram presentes na primeira reunião.

O nosso Vereador Carlin Moura colocou-se a disposição para auxiliar e prestar outras informações, podendo ser contactado através do telefone do seu gabinete, 3359-8728 e das suas redes sociais.

De Contagem, Sheila Moreno